quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Luis Santos investiga o on-line do JN



“Observar a partir de dentro” é o que tem feito Luís Santos na redacção do Jornal de Notícias, com vista a desenvolver a sua tese de doutoramento. Através da observação participante, o investigador da Universidade do Minho na área das Ciências da Comunicação, tem observado o trabalho dos jornalistas do on-line deste jornal. O objectivo é “estar dentro das redacções e perceber como se estão a processar estas mudanças” entre a versão impressa e a on-line.

Mais informações sobre Luís Santos no seu blogue


O on-line do Jornal de Notícias
O JN é um jornal com 120 anos de história e foi o primeiro diário a ter página na internet (1995). Esta é uma das principais razões que Luís Santos aponta para se ter dedicado à página on-line deste jornal.

Para conhecer os bastidores do JN veja a reportagem feita pelo canal Porto disponível no YouTube.

A investigação
Luís Santos frequenta a redacção do JN no Porto desde Maio 2007. Seguem-se algumas anotações que resultam da sua observação:
  • O público do JN on-line não é o público do JN papel;
  • "Ninguém vai conseguir vender a notícia do dia, porque iremos encará-la como gratuíta" ;
  • O que tem de mudar nos media tradicionais é o modelo de negócio.

Contudo, ao longo da sua investigação, Luis Santos sente limitações ao nivel do tipo de observação participante que faz: não poder extrapolar conclusões muito abrangentes, porque olha para uma vertente 'micro', nem envolver-se demasiado com os jornalistas da redacção.


Sem comentários: