terça-feira, 16 de dezembro de 2008

'O Público' na rede



Analisámos o site do jornal O Público para identificar os pontos positivos e negativos da redacção ciberjornalística da sua edição online. O ponto de partida foi o comportamento dos usuários na internet, de acordo com o estudo EyeTrack elaborado pelo Poynter Institute.


Mais informações sobre este estudo em http://eyetrack.poynter.org/.




Assim, referimos como pontos positivos:

  • O tamanho de letra é variável: guia o leitor ao longo da página. Os títulos em negrito realçam as notícias mais importantes. Há hierarquização;
  • Publicidade no canto superior direito;
  • Edição impressa disponível online;
  • Não colocam as manchetes mais lidas do lado esquerdo da página. Aqui colocam vídeos;
  • Multimédia: recorre a vídeos e fotografias, por separadores;
  • Categorização das noticias: o vídeo em destaque está desactualizado.

    O ataque do sapato a Bush


Pontos negativos:

  • A página é longa demais;
  • A divisão das notícias por secções é o modelo do jornal impresso. No online não se justifica esta segmentação;
  • As notícias não são de fácil leitura. Não há muito espaço entre os parágrafos. A página é confusa e um pouco desorganizada aos olhos dos usuários;
  • Os títulos são demasiado longos e não são incisivos, chamativos;
  • Os leads são muito longos: as pessoas tendem a ler apenas uma terça parte do texto. O texto não é atraente;
  • No final da página, nada faz o leitor parar. Em vez dos dossiers, O Público devia explorar o assunto com fotografias ou vídeos mais apelativos.

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