Analisámos o site do jornal O Público para identificar os pontos positivos e negativos da redacção ciberjornalística da sua edição online. O ponto de partida foi o comportamento dos usuários na internet, de acordo com o estudo EyeTrack elaborado pelo Poynter Institute.
Mais informações sobre este estudo em http://eyetrack.poynter.org/.
Assim, referimos como pontos positivos:
- O tamanho de letra é variável: guia o leitor ao longo da página. Os títulos em negrito realçam as notícias mais importantes. Há hierarquização;
- Publicidade no canto superior direito;
- Edição impressa disponível online;
- Não colocam as manchetes mais lidas do lado esquerdo da página. Aqui colocam vídeos;
- Multimédia: recorre a vídeos e fotografias, por separadores;
- Categorização das noticias: o vídeo em destaque está desactualizado.
O ataque do sapato a Bush
Pontos negativos:
- A página é longa demais;
- A divisão das notícias por secções é o modelo do jornal impresso. No online não se justifica esta segmentação;
- As notícias não são de fácil leitura. Não há muito espaço entre os parágrafos. A página é confusa e um pouco desorganizada aos olhos dos usuários;
- Os títulos são demasiado longos e não são incisivos, chamativos;
- Os leads são muito longos: as pessoas tendem a ler apenas uma terça parte do texto. O texto não é atraente;
- No final da página, nada faz o leitor parar. Em vez dos dossiers, O Público devia explorar o assunto com fotografias ou vídeos mais apelativos.
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